O Palácio Tiradentes foi inaugurado em 6 de maio de 1926. Foi construído no lugar da “Cadeia Velha”, um presídio que deu lugar ao palácio. O palácio lembra o Grand Palais de Paris e possui inspirações Romanas em sua construção.
- O simbolismo da decoração do Palácio
Assim como no Império Romano, a utilização de símbolos como forma de ligar poder e autoridade pode ser reconhecida no Palácio Tiradentes. Construído para abrigar a Câmara Federal e inaugurado na mesma data em que se comemorava o centenário da instalação da primeira Câmara Legislativa do Império, o prédio foi batizado em memória do símbolo de luta contra a opressão da coroa portuguesa por ideais republicanos, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A história do Palácio desde seu início como projeto, tinha como objetivo abrigar a memória, na forma material, da república brasileira e acolher os representantes de poderes autoritários do Estado – foi sede do poder Legislativo Brasileiro e hoje é sede do poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a ideia da república surgiu em Roma e inspirou o estado brasileiro a determinar sua base governamental.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAloWw4qivaKPyfyIVB0y8Q-jyueB_zXg0ymtwyC2uu4PlW9O5y9pLixwNjFtm75y7cYTma1DZgljIe5TgK44vy-1lIHOWJrAzw8PteMbhYYyuqakfUtqAaT9A2Q-pKPtPyhQf-CIRCm7y/s320/22.jpg)
Fonte: Google Imagens
Figura [1] vemos uma "fasce" romana que, durante a sua República era associada a ideia de "poder e autoridade" e sua utilização exigia protocolos e tradições. Na Figura [2] vemos a águia que era usada como símbolos das legiões romanas. Na Ambos os símbolos estão localizados na entrada do Palácio Tiradentes.
Figura 3
Fonte: Google Imagens
Figura 4
Fonte: O que o Rio não vê
Observemos o escrito "Lex" na Figura [4]. Em latim, "Lex" significa Leis. O seu lado esquerdo estaria representada a Autoridade e no seu lado direito a Liberdade, os principais ideais políticos da república romana.
Os capitéis compósitos das colunas são decoradas com as "Vitórias''. Elas carregam fasces e representam um país livre porém regido pela Lei e Autoridade (Figura 5). Podemos fazer ligação entre esses capitéis e a representação do inscrito "Lex" na figura 4.
Figura 5
Fonte: Google Imagens
- A construção
Figura 6
Fonte: Palácio Tiradentes
O Palácio é sustentado por colunas e passagens por arcos (Figuras [7] e [8]), estruturas utilizadas pelos romanos para conseguir um melhor sustento e manejo do material. As colunas do Palácio são do modelo compósita, referência romana em suas construções. (Figura [9])
Figura 7
![]() |
Fonte: Palácio Tiradentes |
Figura 8
![]() |
Fonte: Palácio Tiradentes
Figura 9
|
![]() |
Fonte: Google Imagens |
[1]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/author/admin/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[2]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/author/admin/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[3]Disponível em. <https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[4]Disponível em. <https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[5]Disponível em. <https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[6]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/linhadotempo/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[7]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/galeria-de-fotos/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[8]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/galeria-de-fotos/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[9]Disponível em. <http://noticiaurbana.com.br/old/tag/alerj/> acesso em. 29 de junho de 2017.
Referências:
Referências:
- https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/
- http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/linhadotempo/
- http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/historia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário