quinta-feira, 29 de junho de 2017

Inspiração Romana na decoração e construção do Palácio Tiradentes.

        O Palácio Tiradentes foi inaugurado em 6 de maio de 1926. Foi construído no lugar da “Cadeia Velha”, um presídio que deu lugar ao palácio. O palácio lembra o Grand Palais de Paris e possui inspirações Romanas em sua construção.

  • O simbolismo da decoração do Palácio
              Assim como no Império Romano, a utilização de símbolos como forma de ligar poder e autoridade pode ser reconhecida no Palácio Tiradentes. Construído para abrigar a Câmara Federal e inaugurado na mesma data em que se comemorava o centenário da instalação da primeira Câmara Legislativa do Império, o prédio foi batizado em memória do símbolo de luta contra a opressão da coroa portuguesa por ideais republicanos, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A história do Palácio desde seu início como projeto, tinha como objetivo abrigar a memória, na forma material, da república brasileira e acolher os representantes de poderes autoritários do Estado – foi sede do poder Legislativo Brasileiro e hoje é sede do poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a ideia da república surgiu em Roma e inspirou o estado brasileiro a determinar sua base governamental.

   

Fonte: Google Imagens

         Figura [1] vemos uma "fasce" romana que, durante a sua República era associada a ideia de "poder e autoridade" e sua utilização exigia protocolos e tradições. Na Figura [2] vemos a águia que era usada como símbolos das legiões romanas. Na  Ambos os símbolos estão localizados na entrada do Palácio Tiradentes.

Figura 3
Fonte: Google Imagens

           A figura [3] é uma grande cartela, na qual lê-se a palavra PAX. Está ladeada pelas alegorias da Vitória e do Trabalho de mãos dadas, a primeira portando um ramo de palma e a segunda uma marreta. No alto, entre as alegorias, a inscrição "Ordem e Progresso", lema republicano da nação, entre os raios do sol da esperança.



Figura 4
  
Fonte: O que o Rio não vê

            Observemos o escrito "Lex" na Figura [4]. Em latim, "Lex" significa Leis. O seu lado esquerdo estaria representada a Autoridade e no seu lado direito a Liberdade, os principais ideais políticos da república romana.
            Os capitéis compósitos das colunas são decoradas com as "Vitórias''. Elas carregam fasces e representam um país livre porém regido pela Lei e Autoridade (Figura 5). Podemos fazer ligação entre esses capitéis e a representação do inscrito "Lex" na figura 4.
Figura 5
Fonte: Google Imagens

  •                      A construção

            Em 1921 foi aprovado o projeto para a construção do Palácio Tiradentes. O mérito da projeção do edifício é dos arquitetos Archimedes Memória e Francisco Couchet. Na Figura [6] temos o esboço da figura do Palácio.

Figura 6
Fonte: Palácio Tiradentes

         O então presidente da Câmara, Arnolfo de Azevedo, determinou economia na construção do prédio e toda a sua estrutura é feita em concreto e tijolo. O uso de tais materiais deriva de Roma que inovou no uso dos mesmos para as construções se seus patrimônios.
         O Palácio é sustentado por colunas e passagens por arcos (Figuras [7] e [8]), estruturas utilizadas pelos romanos para conseguir um melhor sustento e manejo do material. As colunas do Palácio são do modelo compósita, referência romana em suas construções. (Figura [9])

Figura 7 
Fonte: Palácio Tiradentes
 Figura 8
Fonte: Palácio Tiradentes

Figura 9

Fonte: Google Imagens



[1]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/author/admin/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[2]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/author/admin/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[3]Disponível em. <https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/> acesso em. 29 de junho de 2017. 
[4]Disponível em. <https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[5]Disponível em. <https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[6]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/linhadotempo/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[7]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/galeria-de-fotos/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[8]Disponível em. <http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/galeria-de-fotos/> acesso em. 29 de junho de 2017.
[9]Disponível em. <http://noticiaurbana.com.br/old/tag/alerj/> acesso em. 29 de junho de 2017.

Referências: 
  • https://orioqueorionaove.com/2012/11/27/palacio-tiradentes-parte-1/
  • http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/linhadotempo/
  • http://www.palaciotiradentes.rj.gov.br/historia/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

RioRoma

Sobre o trabalho       O blog RioRoma foi criado como componente final para constituição da nota da disciplina História Antiga II (...